quarta-feira, setembro 10, 2008

The day I renewed my IC


Plotline:
Fui finalmente renovar o BI...Achei que aproveitando a estação veraneante iria usufruir de calma e paz numa loja do cidadão...!
Qual quê?! Que engodo...! Foi um dia na Ovibeja!


Script:
Cheguei ávido e perfumado à dependência das Laranjeiras, achando que em 15 minutos teria encerrado o propósito e burocracia da visita!...Contudo, assim que entro e me deparo com a total população do Principado da Fuzeta, estilhaça-se a esperança de dali sair cedo...e de correr à liberdade das grilhetas da função pública!

Tiro uma senha...314 a preto gravado e comparação no placard luminoso a 210, diz-me que mais de cem pessoas se agigantam na minha frente...O fastio e o prenúncio da espera porvir, fazem-me crescer suiças e barba de 3 dias...

Soçobrado assomo à porta e aceno ao Hydra-pai com a alegria de um cadafalso, gesticulando o meu calvário e indicando-lhe que se pode ir embora, que não espere por mim, que aquilo é demora equivalente a intervalos da TVI.

Comprei os impressos...paguei 7.05 Euros...a primeira página do formulário indicava 50 cêntimos...li num escaparate, que o resto do montante se devia a taxas moderadoras....irrita-me na psique o roubo e o facto de ter de pagar por algo que sou obrigado a fazer por lei...

Dos vários guichets de atendimento ao público, apenas UM estava artilhado com uma funcionária. Senhora essa, provida com genica semelhante a um 7" em 33 rotações, mexendo-se viscosa pela tarde dentro...

Os minutos da tarde, passaram em horas e as horas do dia passaram em anos...fiz kilómetros a calcorrear os vários pisos da dependência...à volta do edifício....na estrada das Laranjeiras...e fiquei conhecido num centro comercial adjacente...
Um Moranguito renovava também o seu BI, tinha vindo com a namorada...detive-me em contemplação comparativa na indagação de qual dos dois teria mais font de teint...o que na altura nem achei estranho...

4 horas arrastaram-se penosamente até que a minha vez apitou sonora e me dirigi ao balcão.
Ouço da vagarosa funcionária:

Ela- Credo, que impressos tão mal tratados!!! - Retorcendo a cara com horror ao destrato do papel!
Eu- Diga-me então como os teria tratado melhor durante 4 horas numa fila? - (Em pose "eu vou-m'a ela!!!")
Ela- Este senhor está rabugento! - Falando néscia para o ar.
Eu- Rabugenta, também você estaria se estivesse deste lado a vê-la trabalhar em câmara lenta...
Ela- Ai pronto, pronto...já não está aqui quem falou... - Assumindo a lentidão da função!


Fiquei orgulhoso da minha assinatura e achei a foto laroca!
Todavia 4 horas que jamais verei de volta...4 horas de génio perdido, em que podia ter composto uma cantata, retocado tecto da capela Sistina, traduzido a bíblia para Aramaico, passajado uma roupinha....Quem me ressarce agora desta perda existencial????


Créditos finais:
Quando saí da loja, ao deixar Alcatraz para trás, atento num casal que discute furiosamente a caminho de um Fiat Punto....Ele entra aos berros no lugar do condutor...e ela adjectiva com fervor a família do acompanhante....ao centro do carro a dividir longitudinalmente o habitáculo, algo já de si enorme e amarelo corre a todo o comprimento....No meio da fúria, do bater de portas, do movimento involuntário da gritaria, alguém activa o que jamais deveria ter sido feito no interior do Fiat....
E a massa amarela insufla, cresce e aumenta de tamanho tal, revelando um bote de borracha monumental, que aparta os convivas surreais, enviando as suas caras aflitas comprimidas contra os vidros das portas...

Nem a isto achei graça...fosse eu um Halliwell...

22 Reacções:

Gi disse...

E que tal teres ido ao Arquivo de Identificação, agora que toda a gente vai à Loja do Cidadão?
Eu, até agora, ainda não tive problemas.

Paula disse...

Se calhar, se fosses à dos Restauradores, passavas o mesmo suplício... Não estive lá 4 horas mas olha que também já soprava por todos os lados!
:)
Bjs!

Rita disse...

Olha se estivesses grávido nada disso acontecia. Eu renovei a papelada toda (BI, Carta condução, passaporte e cartão contribuinte) quando estava grávida e estive lá para aí meia hora...
Gostei particularmente de "demora equivalente a intervalos da TVI" é que dá para fazer um filho.
Jokas

Kapitão Kaus disse...

Oh, Hydra-Friend!!!!
Imagino o teu suplício!!! 4 horas à espera????
Bem, pelo menos, tiveste a oportunidade de ter tempo para conhecer os arredores e ainda foste brindado com uma senhora cheia de humor e de vontade de diálogo. Sim, porque a observação dela foi uma forma de entrar contigo!!!
Já não me lembro o que me aconteceu da última vez que renovei o BI. Julgo que fiquei 3 meses à espera, e mais irritado porque não me podia ausentar do país, já que o papelucho não era válido no estrangeiro. E eu que ando sempre a viajar!!! Valeu-me, na altura, o passaporte...


AG:)
KKF

paulo disse...

ora, 4 horas não é nada... devias ter levado umas leituras e ter-te imaginado no paraíso! até parece que já nem estás habituado à nossa burocracia tão nossa!

abraço

mik@ disse...

aih master isto só ctg mesmo...
olha eu tou a ter uma semana daquelas mesmo mesmo horriveis, nem te conto.... brigado por me teres metido um sorriso por breves instantes.
bjos

Anónimo disse...

Eu às vezes tb gostava de ser uma "Charmed One" :-) dava-me tanto jeito.... jokas grandes :-)

Anónimo disse...

Eu às vezes tb gostava de ser uma "Charmed One" :-) dava-me tanto jeito.... jokas grandes :-)

Julieta disse...

tinha saudades das tuas aventuras lolol... muito mais ainda das tuas descrições.

Beijus com super carinho

João disse...

Eu depois de 4 horas tinha-me ido a ela.
Estiveste muito bem primo.
Abc

Anónimo disse...

Um Sábado destes fui à dos Restauradores para pedir o Cartão Europeu de Saúde. às 9.20 da manhã já não havia senhas para distribuir.
Cidadão sofre!

Nuno T disse...

Eu, que começo a bufar que nem um toiro quando tenho 3 ou mais pessoas à minha frente na fila... nem imagino o suplício de esperar 4 horas para tal processo!
Aposto que ganhava uns quantos cabelos brancos, o que com esta idade, seria preocupante.

Mas a cena do FIAT compensou de certa forma a tua angústia!

abraço!

Maga disse...

"demora equivalente aos intervalos da tvi" é brilhante!!!
no teu lugar apanhava o metro até aos restauradores e tirava lá também uma senha... nunca se sabe, podias ter tido mais sorte! 3 horas e 45 em vez de 4...

João Roque disse...

O que eu não teria dado para assistir a esse diálogo HydraVCanhão...
Voltaste em grande estilo às tuas aventuras neste "Portugal dos pequeninos"...
Abraço.

Angelo disse...

OH MY GOD! Mais um episódio surreal, para não variar!
A última vez que tratei do BI fui ao Areeiro e foi em menos que nada!

Mas a tua resposta à viscosa foi, para não variar, excelente.
Quero saber dizer essas coisas em japonês para poder dizer à menina do hospital que teima em referir-se a mim como "gaijin-san" (termo não kiko).
Mas como eles não respondem e só pedem desculpa, vou experimentar um destes dias. Mas que passei muito tempo antes de lá ir outra vez.

Time for Star Trek now! YAY!

Pearl disse...

LOLOLOL

Mas já se podem renovar os BI's nas conservatórias de registo civil!!

É bem mais rápido!!! Andas a dormir em serviço, e olha que eu nem estou em PT!

Hydra-brother, compadeço-me coma tua dor! Mas o episódio do insuflável amarelo não te arrancou mesmo uma gargalhada?? Não é possível!!!
Que farias se fosses Halliwell?

:o)))***

fj disse...

ehhehehe!!
não acredito que não tenhas, por uns segundos que fosse, esboçado um pequeno sorriso ... diz-me que não
:P
Um abraço.

Celeste disse...

A mim não me enganas... tu gostas de pessoas, gostas pois! :)

Mas esperar 4 horas... BEM, afinal o Credo tem coisas boas...

E não tiraste o CU?! Aí na capital?!

:D

Beiji****
PS: Cartão Único, uma beleza. Foto na hora e dedinhos digitalizados informaticamente.

Will disse...

Eu cá faço como diz o Paulo: levo um livrinho e pronto!

wednesday disse...

No Areeiro costuma ser um bocadito mais rápido. Um 7" a 33 rpm é sem dúvida das melhores imagens. E a senhora não tinha uma voz de bêbeda de meia noite? Grossa? Lenta?;)

M disse...

Confesso que és das únicas pessoas que ficam bem na fotografia do BI... já eu, comum mortal, só tenho vontadinha de esconder o dito no fundo da mala.
***

nOgS disse...

Que coisa tão fabulosa este BI!

Deveria fazer um com pézinhos também para o meu Fragil Foot.

Beijooo