sábado, maio 23, 2009

Os hotéis são triskadekafóbicos?

Ainda em Estocolmo, e a descer do 18 andar com uma vista fabulosa sobre o horizonte longínquo....reparo com fulgor repentino, que os botões do elevador em queda controlada, saltam do 12 para o 14....

Na ocasião, perdi-me na possibilidade do 13, ser um andar fictício com acesso a Hogwarts...mas como não houve distância percorrida entre o salto luminoso do 14 para o 12 na descida, assumi não haver de facto o andar 13...
Encarei tal facto como se tivesse descoberto que carbonato de sódio e nitroglicerina misturados explodem...e a minha mente parou estarrecida, como teria parado a 13 de Maio na cova da Iria....

Saí na recepção...fiz o check out (ou o check up, como diz uma amiga minha!) assessorado por uma rapariga completamente fora do estereótipo Sueco, com um corte de cabelo tal que lhe ficava malíssimo e revivalista da década de 80, mas muito simpática inicialmente....
No remate da transacção...fiz a óbvia para mim pergunta que me faria levar rodas de estúpido em terras de Bergman...

- Sorry, couldn't help but notice, there is no 13th floor in the hotel...! - avancei com indago...

Replica sorridente e forthcoming a recepcionista, da maneira mais condescendente possível:
- There is never a 13th floor in hotels Sir....! - Dando um solavanco reprovador à cabeça como se os meus pais me tivessem passado 3 cópias de código genético...

- Olha que pu*a! - Pensei eu, e impugnei:
-Well, if hotels have no more than 12 floors...obviously they will not have a 13th floor! However, for the rest I have never noticed that..... Are you sure????

Aí a Inga (Bless her!) empurrou-me mais fundo no buraco oligofrénico em que me tinha colocado:
-Yes Sir...hotels never have a level 13!....Don't make this worse on you Sir, EVERYONE knows this! - E fez um tss tss com a boca, em censura, como se no dia da distribuição dos cérebros, eu tivesse estado na fila para o arroz...

Epah...aquilo irritou-me tanto, aquele paternalismo nas palavras, aquela superioridade gozona marchetada subrepticiamente naquele tom displicente e lacónico...que não me consegui controlar...
Peguei no tfone, simulei uma chamada e repliquei em voz alta:
- Inga, the 80's have just called, they want your hair back!


PS- "Correio da Manhã Svenska": kärring da Inga, deu à costa do lago Mälaren, num subúrbio qualquer....


...

Ora bem, meus patrícios... quem é que sabia que os hotéis não tem andar 13?...E não me venham dizer que TODA a gente sabe disto....!!!! Nunca tinha reparado em tal coisa...quero honestidade....!

...

PS2- O mundo é mto pequeno...cumprimentos ao Rui, amigo da Pati que lê o meu blog...e que não fazemos a mais pequena ideia de quem sejamos...(que frase linda!)

26 Reacções:

Daniel C.da Silva disse...

Decididamente não só não sabia como é uma perfeita estupidez. Superstição oblige?

bahhhhhhhhhhhhhh

PaLaH disse...

Os hotéis onde trabalhei nunca tinham quartos 13 ou acabados em 13... Mas nunca ouvi falar sobre não haver andares 13 até porque esses hotéis não tinham mais de 6 andares.

Unknown disse...

Obrigado Hydra. O mundo é pequeníssimo, uma casquinha de noz, como vês...

Laura Rodrigues disse...

Querido Hydra,

acordou em mim um monstro de lembrança que guardo há 6 anos. Atenas, hotel a dar para o duvidoso, alcatifa que deve ter sido em tempos azul, mas que naquela altura era de um tom que simplesmente não consigo dar nome. Sei que o raio do hotel tinha andares para nunca mais. E eu, com o meu receiozinho de elevadores, a fazer de conta que aquilo não me atinge. Certo é que maior do que a minha claustrofobia, só mesmo a preguiça de subir até ao 14º a pé. Estive lá duas noites. Subi e desci na malvada cabine não sei quantas vezes e precisamente na ultima noite tinha que me acontecer o impensável. O elevador parou no 12º (sim, saltou do 14º para o 12º), abriu-se a porta e dou com um andar em construção, ou pelo menos foi o que me pareceu na escuridão. Tremi, devo ter morrido umas 3 vezes, a avaliar pelo coração que me saltou para a boca, carreguei nos botões todos, e o elevador fechava a porta e abria novamente, sem se mexer e a gozar com a minha cara. Ainda pensei em ir a pé, mas não vi escadas... Só um buraco negro (mas agora que penso pode ter sido só a minha imaginação a vê-lo) onde deveriam estar as escadas. A última ideia que era sair pela janela, estava fora de questão. Não estava num 1º andar.
De repente lá o elevador começou a descer até parar na recepção. Saí de lá lívida. Falei com a Maria Katsouranis (dei-lhe este nome) da recepção, fiz o maior escarcéu e também ela olhou para mim como se estivesse a ver um documentário interessantíssimo do NG sobre espécies raras e em vias de extinção. Fiquei para matá-la, quando me jurou que não havia andar em construção, assombrado ou lá o que quer que fosse. In case of fire, miss, you have to use the stairs... I know that, mulher estúpida, mas também sei o que vi e o que vivi.

Sabes, se eu não estivesse acompanhada pela minha amiga, que estava toda cagunfada de medo, talvez hoje jurasse que tinha estado a dormir em pé. Ou que passei por uma outra dimensão.

Tudo isto para te dizer que acabaste por desmistificar um dos mistérios. O elevador passou do 14º para o 12º de facto. E eu a pensar que era obra do diabo...

Individual(mente) disse...

Não te vou dizer que é comum em todos os hotéis porque, como é óbvio, não os conheço a todos. Na realidade o 13.º andar existe, mas a longínqua superstição leva as cadeias hoteleiras a renomear o 13.º como 14.º ou então fazem do 13.º andar um piso vazio, sem ocupação.
Não sei se é somente por ser o número 13 ou se houve em tempo alguma estória fantasmagórica que propagou este hábito.
Abraços,
Luís

nes disse...

bom, não sou grande frequentadora de hotéis, e dos poucos em que estive não me lembro de serem muito altos. mas em NY fiquei num que realmente não tinha o andar 13, que muito nos intrigou (mas tb nesse hotel havia vários motivos para intriga, começando pelo ferrari vermelho do recepcionista). mas estou agora a lembrar-me que o hotel em que fico quando vou ao Porto é bastante alto e provavelmente tem mais que 13 pisos, e nunca dei conta de não ter o 13, é o actual Fénix na Av. Boavista. Hei-de reparar. Mas duvido que seja uma regra geral...

João Roque disse...

Ela tem alguma razão, não toda, pois não é regra, como ela diz e com ar de Inga, como dizes; mas já estive nalguns hotéis que ignoram o 13ª.andar, mas ser norma, não é, de todo...
Superstições???? Talvez.
Em Estocolmo fiquei numa "baiúca" que só tinha 4 andares...
Abração.

Angelo disse...

A Inga é maluca, mas o teu remate no final arrasou com ela, como é teu apanágio!

O meu prédio, aqui no Japão, passa do 3 para o 5 andar, porque o número 4 não é bem visto aqui. Enfim...

Quando estive em Stockholm, passei uma noite num quarto sem janelas. E o resto das noites num barco virado hotel. Giríssimo!

paulo disse...

é uma estratégia interessante, mas parece tão estúpida, não é? nunca estive num hotel com tantos andares, por isso nunca comprovei esse fenómeno de triskadekafobia (ah, o grego! ainda andas metido nisso?).
e não te esqueças da sabedoria da gaja: toda a gente sabe isso! devias tê-la insultado em português! ela merecia-o. eu por acaso sabia, mas nunca me preocupei com isso e nunca achei que toda a gente tinha de saber o que eu sei ou vice-versa.
enfim, coisas...

abraço


(e confessa lá que não te sentes mais culto e tal!)

Anónimo disse...

E verdadinha! E ja agora, nao sao so hoteis mas pelo menos os cruzeiros tambem nao tem 13 andar...

Anónimo disse...

É uma Suprestição tão válida como outra qualquer. Existem hoteis que tem o 13º andar em obras, outros por acabar, outros em que este andar é um open-space, outros ainda que tem quartos normais, mas que não são ocupados por ninguém e outros que apenas o que falta é o botão com o 13 no elevador. Esta suprestição nasceu nos EUA, onde era moda e chique cometer suicidio atirando-se pela janela do hotel.

Outras suprestições mais giras:
- Se queres que o teu namoro/casamento seja para toda a vida, fica num quarto com o nº7 (numero de Deus)
- Se ficares na primeira noite num quarto com o nº 3 (o teu companheiro/companheira é te infiel) nº 5 - (Relação monotona)
- Se procuras a solução de algum problema, fica num quarto par e deixa um livro aberto, enquanto tomas banho.

Abraço
Miguel

P.S- A menina queria dizer apenas que algumas suprestições são reais ou podem se tornar realidade se souberes ouvir o Vento(história dos 4 ventos) e o Pai Natal já existia na escandinávia como sendo um ancião vestido de verde. A coca cola é que o tornou Vermelho e Branco.

Kapitão Kaus disse...

Os hotéis não têm 13º andar?????
Oh Hydra, tu desculpa-me, mas eu acho que a moçoila estava a gozar contigo! Já estive em hotéis com 20 e tal andares e nunca me apercebi de nada disso...

(Cá, para mim, a moçoila não sabia o que te responder e desatou com essa boca).

Ag:)
KKF

Daniel C.da Silva disse...

kapitao kaos, fiquei como tu. De quatro, como dizem os brasileiros. Mas pelos vistos nao é grande novidade se leres os outros comentarios.

Isn't that stupid? Eu bem digo que é a supertsição levada ao absurdo...

Sorry, Hydra, por usar o teu espaço dando aqui uma palavrinha ao amigo kapitao Kaos, but this is the place:)

Abraços aos dois

Snl disse...

Pois, eu por acaso já tinha lido isso algures e sabia MAS não é regra, reparei por exemplo que o Empire State Building tem o andar 13.
Nalguns hóteis chineses todos os quatros são omitidos, o andar 4, o 14, o 24, e por diante. Dizem que a palavra "quatro" se assemelha muito à palavra "morte" em mandarim!
Enfim, superstições, todos temos uma pelo menos!
Abraço

A Beterraba disse...

Sorry .....mas já sabes como é as coisas que eu sei que não servem para nada :D

Beijossssssssss

Graduated Fool disse...

Desconhecia e acho uma autêntica parvoíce. Please!

E eu que gosto do número 13, pronto! Se na escola, em cada turma, não houvesse o número 13, então eu durante uns 2 ou 3 anos em que o número me calhou na rifa... não teria existido. Baaaaaahhhhh!!!

Anónimo disse...

Tb não fazia ideia da "ausência" do 13 nos hóteis até há bem pouco tempo, mas a verdade é que é uma superstição já bem enraizada um pouco por todo o mudo...LOL

Will disse...

Pois... eu confesso que descobri essa realidade estranha em 1999, mas o meu espanto foi igual ao teu!

Patrícia disse...

A Inga foi uma mal-educada, jamais nunca em tempo algum alguém fala assim a um cliente na Sverige. É desemprego garantido!
Meu cheri, foi uma visita demasiado breve para matar anos de saudades acumuladas! Já estou a ver qual é forma mais célere (e menos dispendiosa, que tempos de recessão económica o obriga...) de te visitar. Me aguardje!
Beijos :)
KQ

Rita disse...

Puta da estupidez. Então das duas três ou entre o andar 12 e o 14 há um enorme buraco negro ou o caminho para Hogwarts como tão bem o mestre Hydra comenta ou se renomeiam o 13 de 14 (se fores a subir a escada contando os andares não acaba por ser o 13 na mesma?) ou então têm o 13 mas está vazio, mas esta gente é grogue ou quê? Bem, eu como sou fina e só fico em resorts de luxo baixinhos não sei nada disso...
Jokas

fj disse...

afinal o que não tem é o numero 13... descobri agora depois de _:acordar.
um abraço ribatejano :)

Graphic_Diary disse...

Apesar de ser raro estar num hotel e nunca num que tivesse andares suficientes para ver in locco a concretização dessa triskadekafobia, confesso que já conhecia essa mania, mas até tenho medo de o dizer depois de ter lido todos estes comentários..
:-)
Abraço

mik@ disse...

nao tem 13 andar? nao fazia ideia :S

Pearl disse...

Hydra brother:
Por acaso já sabia que não têem o 13º andar, nem quartos n.º 13...
Mas é natural que passe despercebido a muita gente...
Saudadesssssssss
:o)))***

Charles - Larissa´s Brother disse...

Ola Amigao tb n sabia dessa dos hoteis n terem 13 andar mas aposto q a inga tb n sabe mtas coisas bem mais elementares e uteis. mas ainda ha quem se sinta feliz qd pensa q consegue rebaixar os outros com a sua pseudo-superioridade! Abraço Charles - The Larissa´s brother

Anónimo disse...

Bem... Aqui no meu "estaminé" temos quartos ...13's! Nada de mais, apesar de já terem pedido para trocar o quarto no check-in (?!?). Agora de suprimirem um andar devido a superstições... Not good!!