terça-feira, outubro 06, 2009

Do outro lado do espelho...

Local: Parc Montbenon, Lausanne


Efeméride: Derradeiro almoço em Lausanne


Depois de uma temporada por demais afadigosa em que todo eu, exaurido me prostrava em qualquer canto abandonado...assomei carecido ao Parc Montbenon, para o meu rematado avistamento da paisagem Alpina...

Sentei-me defronte ao horizonte, firmando perpetuamente a linha de relevo nas minhas memórias....e detive-me no meu almoço.
Havia optado por uma sandwich em duas partes...uma com salmão fumado...e outra com atum...lá achei que precisava de peixe...

Sentado no muro de pedra, com os pézitos a abanar ao vento em movimento de ciclismo, alcanço a embalagem, puxo pela tarjecta de abertura fácil....e quase que soçobro com o aroma a entrefolhos femininos que se liberta das sandwiches...
Calma!!!!...As piquenas que não se insurjam...porque a minha Bond Girl favorita, é a Pussy Galore....!

Agarrei-me à pedra, assegurando o equilíbrio...e mergulhei no pexum.

Nisto, passa um vetusto casal por mim....chegam mais à frente e sentam-se num banco!...O senhor, numa mão...uma caixa de bolachas....na outra um saco....e ao redor da boca e queixo...kilos de migalhas acumulados pelo triturar das ditas....
A senhora, segurava uns óculos...
Mais nada haveria a dizer sobre este par...não fosse ela ter evocado a minha Língua e ter interpelado o marido com um sotaque carregado que não consegui colocar no mapa:

- Ouve lá...diz-se "cabo" ou "caibo"? Por exemplo...eu "cabo" ou "caibo" ali dentro?

Ao que o sénior lhe responde abespinhado entre golfadas de papa projectadas do acesso ao piloro:

- "Cabo" obviamente....! Tu não evoluis pá!...


Sorri...voltei ao meu almoço...e à minha vida...a que vivo, a que vivi...e a que viverei...
E até vislumbrei o Jabberwocky...

5 Reacções:

Angelo disse...

Mais uma pérola das tuas!

Curiosamente essa era a pergunta de hoje no "Bem falar português" - ou lá o que é - de manhã na RTP1!

Hydrargirum disse...

Ai que coincidencia:) Se calhar a mulher viu algo assim na RTPi:)

Epah, raios partam as asiatiquices que aqui me vem escrever...ja "mírrita" isto!

Kapitão Kaus disse...

LOLLLLLLL

Ai que riso que estas tuas situações me provocam!
(E a pertinência dos detalhes na tua narrativa é simplesmente algo de soberbo!)

Ae:)
KKF

João Roque disse...

O derradeiro almoço em Lausanne...
mas tu deixaste a Suiça definitivamente?
Quanto aos "caibos" ou "cabos" em questão, qualquer dia ainda dizem que vão passear ao "Caibo Espixel"...
Abraço.

Individual(mente) disse...

Sois le bienvenu! :)
Entrefolhos femininos... que bom!!! Com batata a murro então... Slurp...
Abraço