sexta-feira, novembro 23, 2007

Ajudem-me a viver!

Meus Amigos...

Vocês já devem ter visto este tema espalhado por aí....ad naseaum!
Falo da possibilidade iminente de um acordo ortográfico modificado de tal maneira que se passará a escrever:
Ipócrita em vez de Hipócrita....
Ação em vez de Acção....
Batizado em vez de Baptizado...
E concerteza, carona em vez de boleia....Duh!

A nossa língua é das maiores riquezas da nossa história....! Custa-me vê-la assassinada todos os dias, imaginem quando for oficial e houver "Licence to kill" it!

Mas quem é que afinal Descobriu e Colonizou quem?...

Eu cada vez que vejo um erro ortográfico sofro uma síncope...e muito raramente recupero sem ajuda paramédica...! Agora imaginem-me num mundo de caos lexical...e de semântica desordenada...eu vou morrer:(
Compadeçam-se de mim...e lutem cmg!!!

Há uma petição que podem assinar para se insurgir contra tal...! Se quiserem claro.

Obviamente, hiperbolizo....mas como é que vocês vêem esta situação? Importavam-se mto se a língua mudasse nestes moldes?


Descubra o erro!

PS-Se eu apanho o Pedro Álvares Cabral!!!! Faço-lhe a folha!

34 Reacções:

Pearl disse...

LOLOLOL
Ah, sim, ainda antes da minha "carona" chegar, espero que não sofras uma síncope! lol
Farei o comentário que me está preso na garganta segunda!!! ~

Bom fim de semana!!!
:o)))***

P.S: o erro quanto a mim está no "á"!!! deve escrever-se "à"!
:o)))***

Pearl disse...

Só comentei hoje pra não ser a última!!
;o)))***

Hydrargirum disse...

Pearl: Que gargalhada que me fizeste dar!!!!lol
:)***

Bom fds:)

Julieta disse...

Oh Pedrito tu foge que o hidrita é danado... e então se tiver de maquina na mão... tu foge!

Oh migo eu assassino tudo, num quero é que te sintas mal... até porque concordo com o ke dizes, e ainda por cima és fraquito ainda te da o badagaio... mas posso continuar trocar o ves pelos bes e a criara as minhas próprias palavras?

Julieta disse...

Your signature number for this petition is 173.

Só pra te acalmares!! LoOl

mik@ disse...

master achas que enterrar os H, os Ç definitivamente da nossa lingua é mau??? pra nos sim...
agora pra pitalhada que ai anda é igual ao litro. eles ja assassinam a lingua como gente grande.

hydra uma dia destes escrevo um texto e apresento-te ao fantastico mundo "pita script".... blherc...
então é que te dá um xilique dos grandes.

master se precisares de um par de unhas bem afiadas pra ferrar no 'bum-bum', vulgo traseiro, do Srº Pedrito,o descobridor, conta cmg :D
o erro tá no á. isso nao existe assim, ou vai passar a existir???

p.s.: body-cat means body-gard do mundo felino :)))))

p.s.2.: que estória é essa de me cortares os bigodes??? pois fique sabendo que sou gata com pedegree e tnh uns bigodes mt fashion :)
tu nao me destruas este look original

mik@ disse...

p.s.3.: master andasteis a remodelar o look do hydra-blog????

nao me lembro do steewie, cabeça de melão, estar ali em cima a falar. nem daquele gradiente de cor...

será que tnh de mudar as lentes dos meus cat-ólikos? acho que vou começar por lava-los....

V. disse...

Ôh cára, tu nãum qué u acordo ortógráficu? Purquêi ein? Num pircêbu nãum!

Já assinei isto ontem. Porcaria de acordo. Em vez de fazerem uma acordo a slavar a nossa língua não.

Enfim. Sem palavras.

(O erro é tão básico mas tão básico... e espanta-me que não etseja escrito "há"! Ninguém já sabe a diferença. Cusca aqui
)

M disse...

Pois eu acho que proíbido leva acento, assim como o acento do A é agudo (à).
Também já assinei essa petição, há já uns dias!
Hasta buenno!

Maga disse...

eu fico (ainda mais) doida com esses acordos. e acho muito mal que a opinião dos portugueses não seja tida em conta.
a minha professora primária era da velha guarda e má como as cobras, mas, abençoada seja, ensinou-me bem.
o erro é o assento do A que, como é habitual ver por aí, está trocado. quanto ao proibido, acho que não tem acento.
vamos lá juntar-nos e fazer a folha a estes senhores com as letras todas!

Paula disse...

100% de razão! Qualquer dia estamos a falar e a escrever também com uns "x" a mais nas palavras, do tipo "Ei, vem aqui! Quero txi contá uma coisa"
Oh brother...
Também gosto de escrever como deve ser e quando vejo erros, até se me arrepiam os cabelos!:p
Se fossem pessoas de mais idade, ainda se entendia, agora pessoal jovem (como eu, cof, cof), na casa dos 20's e 30's dar erros daqueles de fazer chorar as pedras da calçada... Tenham dó!
Errar é humano e toda a gente se engana uma vez por outra a escrever mas persistir no erro é burrice.
O erro no cartaz é no acento do "a". Deveria ser "à". O outro acento só se utiliza com um "h" antes, por exemplo "há"!
Beijinhos e bom fim de semana!

ups disse...

Não podia concordar mais... Também não suporto erros ortográficos! (O "há" sem "h" então tira-me mesmo do sério...) Consultar livros em brasileiro para a faculdade já é um martírio, imagina se isso vai para a frente... Sem dúvida que vou assinar!

paulo disse...

Eu encaro a coisa com muita naturalidade! :)
Vamos ver: a língua evolui muito, e se for possível aproximá-la, não vejo problema nenhum. Além disso, não sinto nada essa questão de que nós é que levámos a língua! A língua é de quem a fala! Temos tantas dádivas de tantas línguas que não percebo. Nunca ouvi um brasileiro dizer que falava "brasileiro", somos nós que temos a maior parte dos preconceitos. Os "h" mudos, por exemplo, os italianos eliminaram-nos e nós continuamos com eles. Parece-me que quanto mais fácil e uniforme for a ortografia (mais próxima do oral, diga-se), mais fácil é aprendê-la (até o alemão já fez reformas nesse sentido). No século XX é que começaram os acordos e reformas que acabaram por distanciar as duas normas principais do Português. Faltou diálogo? Sim, faltou, como falta uma academia que reja as coisas (como o aportuguesamento de neologismos). Pior que a ortografia parece-me ser a uniformização sintáctica. Essa, sim, parece-me que já não tem remédio. Contudo, não vejo a coisa como prejudicial, mas como enriquecedora desta língua tão complexa. Além disso, não me parece que uma revisão seja uma licença para se escrever como se quer. Nunca foi. Pode criar confusão, mas as coisas acalmarão. O próprio Pessoa escrevia com uma ortografia deveras estranha e à margem de reformas ortográficas.
Quanto às abreviaturas, elas existem em força desde a Idade Média e não me parece estranho que se utilizem ou em determinados contextos se use o x (o problema é que a maior parte de quem o faz não sabe mesmo como se escreve e isso é que é grave). Já agora, concerteza não existe! Existe, simplesmente, com certeza. Tal como nu, cu ou flor ou cor nunca levaram acento, nem aqui nem no Brasil, mas nós gostamos de tornar tudo mais complexo e depois queixamo-nos que temos uma língua difícil.
Enfim... percebeste a ideia? Tenho muito orgulho na nossa língua, mas não ao ponto de não querer que mude (além de que, se for para a frente, é o português do Brasil que sofrerá mais alterações - segundo uma estimativa que vi algures)
Um abraço

Proud Bookaholic Girl disse...

Respondeno aqui ao Paulo a estimativa é: mudar 1,6% da nossa Língua Portuguesa e 0,45% da Língua Portuguesa do Brasil.
Cumprimentos

paulo disse...

Ok, Aisling, parece que sim e dou a mão à palmatória. Mas mesmo assim, mantenho tudo o resto que disse.

eskimo friend disse...

sem me querer alargar muito, quero dizer que discordo. a nossa língua, não é uma língua morta meus caros e se é a 5.ª ou 6.ª língua mais falada do mundo não é só graças aos nossos 10 milhões, portanto acho muito bem que olhemos para o português como uma língua falada por 8 países e por muitos cantos no mundo. é a língua de 200 milhões de pessoas por isso parece-me uma falta de respeito pelos demais que falam português termos essa atitude. e porque não é só em portugal que o "português" muda, isso tb acontecerá no brasil e nos outros países.
e digo mais ainda que (eu que não sou um grande bloguista) fico espantando por ouvir esta críticas na blogoesfera...
e quando houver acordo - o que deve ser só daqui por uns dez anos - eu estarei lá a escrever de acordo com o acordo.

eskimo friend disse...

já agora aproveito para convidar-te para participares e divulgares o "2.º concurso de histórias em formato t-zero" que está a decorre no meu blogue até ao final do mês.
abc

eskimo friend disse...

e, já agora, concordo com tudo o que o paulo disse, e parece-me que a questão da percentagem é uma minudência.

Maria disse...

estupidos, estupidos.. ja assinei a petiçao.. esta mudança é uma estupidez!*

Anónimo disse...

:-)
:-)
:-)
Boa sorte! (espero não ter dado nenhum erro)
.-)
:-)
:-)

M disse...

Parece que este forum veio trazer um pouco mais de informação a esta questiúncula, e a meu ver ainda bem! Assim já sei umas percentagens e nem tive de procurar! lol
Humor aparte, o que é certo é que ninguém que subscreva a petição quer com o seu acto afastar os outros povos de língua portuguesa. Não somos autistas... somos puristas! Queremos escrever e ensinar aos nossos filhos o português que nos foi ensinado sem que os pirralhos nos façam um manguito dizendo: "Está bem, que eu vi no dicionário!"
A evolução da língua deve muito aos costumes, não deverão os costumes portugueses ter também o seu peso? O c em acção não é totalmente mudo, nem em facto ou jacto.
Beijinhos de bom fim-de-semana, hidra-friend!

paulo disse...

Medusasss, assim de repente e para responder aos puristas, só me lembrei de um texto de Pascoaes. Estive a digitalizá-lo e pu-lo no nosso blogue. Se tiveres curiosidade, passa por lá. Um abraço

Hydrargirum disse...

Meus amigos...(agora fiz-me parecer o José Hermano Saraiva!:))...

Muito obrigado pelos vossos comentários...eu de facto pedia a vossa opinião...e assim fiquei com uma ideia do que pensam e como encaram a situação seja ela de facto avançada!

Sem dúvida que o tema causa/ou controvérsia...e há aqui opiniões bem vincadas...e lá está cada cabeça sua sentença...apenas só eu sofro hipocondriacamente com isto,lol(tou a brincar!)...

O intuito deste post era mesmo esse promover uma "Discussão", troca de ideias...se calhar aquilo que falta entre o Povo Português e a meia dúzia de pessoas que põe e dispõe do País...!!!

É óbvio que a quantidade e as opiniões aqui descritas não reflectiram uma grande amostragem...mas pelo que vejo a maioria está contra...ou a "menos favor"...

A ver vamos o outcome disto tudo:)

Mto obrigado pelo vosso tempo e input!
Beijinhos e abraços para vcs:)

TheTalesMaker disse...

Não sei como não te deu um AVC ontem quando olhaste para aquele cartaz do japonês. Com tanto erro, parecia que estavamos numa amostra nacional de erros na língua tuga.

Hydrargirum disse...

TheTalesMaker: Sim e tu censuraste-me qd puxei do tfone....e disseste "Oh coitados...tu não sabes falar Japonês...pois não!???!?!"....
A vingança será terrível....fria e crua...qual sushi!!!lol

MJ disse...

Também concordo ctg!Acho que a língua portuguesa é a "coisa"mais preciosa que temos.Não podemos deixar que mude!Achei engraçado teres dito que "sofres uma síncope" quando te deparas com erros ortográficos, porque comigo passa-se quase o mesmo!É claro que não sou perfeita e também devo dar os meus erros, mas tenho a noção de que há uns que não se admitem!Vê la tu que eu tive colegas na faculdade, que diziam BARBARIDADES!No falar e no escrever.Era sempre eu que corrigia o trabalho todo no final, quando nos juntavamos em grupo.E, repara, que não sou perfeita.Mas confiar por confiar,preferia confiar no "meu"português!:)

Jasmim disse...

Hã?? Desculpem lá, mas estão a gozar, certo? Esse acordo existe mesmo?? Também detesto erros ortográficos, não suporto!

Anónimo disse...

Eu também não encaro muito bem os erros ortográficos, mas desespero mesmo com a construção frásica em que se perde completamente a ideia perante frases mal construídas. Essa situação atinge o auge quando leio actas de alguns colegas que se dizem licenciados e pior que tudo, dedicam-se ao ensino.A última foi a palavra "plataforma" que vi numa acta como "plantaforma" ...
Não quero com isto dizer que sou perfeito e não cometo falhas ... mas poupem-me. No caso em questão poderia ser distracção, se a mesma palvra não estivesse escrita na mesma acta duas vezes mais como "plantaforma".
No caso que apontas até já se pode considerar um erro menor se grande parte do professorado escreve "á" em vez de "à" ... de qualquer forma continua sendo um erro

João Roque disse...

Amigo Hydra
não me vou alongar muito, já está tudo dito; os brasileiros são nossos irmãos numa das coisas fundamentais de um povo; afinal, nós também temos os dialectos e eu percebo melhor o brasileiro, mesmo com aquelas "colheradas tropicais" do que o açoreano ou madeirense retintos...
Desde que não me ponham a falar castelhano...puta madre...
Abraço.

Hydrargirum disse...

Allengirll: Tambem sofres hipocondriacamente como eu?....Entao nao podemos estar os dois no mesmo sitio aquando de um erro ortografico....pq se os paramedicos se atrasam um de nos vai quinar!lol...:)

Jasmim: Es berdad!!!!Ele (o acordo) esta ai, e ameaca....!:(

Brama: Todos nos cometemos erros...e/ou distraccoes....agora "Plantaforma"...e mto giro!!!E outro nivel!:)

Pinguim: Castelhano nao!!!!ai que precisamos de outra peticao!lol:)
Abraco.

Pythea disse...

Sendo o portugûes a sexta lingua mais falad no mundo, não vejo porque seria o nosso país a conceder certos "privilégios" quando se trata de um hipotético acordo linguístico! Eu também faço erros...depois de anos na "boa-vai-ela" é no que dà!!! Mas desnaturar a nosso lingua para proveito de outros? Eeeeeewwwwwwwww

Hydrargirum disse...

Pythea: Este País está desgovernado e descontrolado...a vários níveis....!!!!Sortuda que és, saiste a tempo!:)

Pearl disse...

Epronto, vou ser a última depois de ter sido a primeira!!! E hoje até vim de amarelo para não me sentir tão mal!! LOL
Segunda feira!! Conforme o prometido deixa lá soltar o comentário que ficou preso na garganta o fim de semana todo!!!
Por que raio queremos nós um acordo ortográfico com o qual o Português passa a ser mal escrito???
Há coisas que me ultrapassam...
Enfim! Acho que ficou quase tudo dito... vou assinar agora a petição!!!
:o)))***

Hydrargirum disse...

Pearl: E assim, encerras o capítulo por ti, mto bem começado e excelsamente bem redigido...em Português do nosso:)
Ou na realidade...coisas há que nos vão mesmo "ultrapaçar" infelizmente...lol
:)***