domingo, novembro 11, 2007

P´ró Natal, o meu presente...

...Eu quero que seja...a minha Agenda, a minha Agenda...lá, lá, lá, lá, lá...

Continuando na "Road to the Past", e porque eu tenho mais memorabilia dos 8o´s do que a Imelda Marcos tinha sapatos... a recordação de hoje incide na Minha Agenda!

Se calhar muita gente nem se vai lembrar ou nunca ouviu acerca disto até...
Mas na altura, era bem famoso...Creio que as cheguei a ter em todos os anos...mas só encontrei 3, pelo menos ao alcance mais imediato....Pois aventurar-me pelo Vale das Sombras e do Pó das caixas (otes) e afins requeria aptidões que de momento não possuo...vulgo, anti-histamínicos!


A Minha Agenda

Tenho-vos a dizer que a 11 de Novembro de 1988 e 89....apenas escrevi no quadradito referente à data:
"Foi um dia normal"....!!!!!
Como se vê, já eu sofria de marasmo nesses longínquos anos, o que é muito triste para uma criança a entrar nos teens.

Tenho-vos também a dizer que em Fevereiro de 87, fui acometido de varicela...em Abril de 88, a Celine Dion ganhou o festival da canção pela Suíça com "Ne partez pas sans moi"....e a 3 de Agosto de 88, acabou o Roque Santeiro (o acabar desta telenovela foi para mim o descalabro televisivo, na altura!).


Recortes da revista Maria da altura sobre o Sassaricando e o Roque Santeiro! E eu guardei isto porquê?.....


Encontrei ainda dentro das agendas, um certificado de participação num concurso de escrita "Uma Aventura"...



E bilhetes de cinema para o S. Jorge...creio que um deles foi para ver o Fievel....o resto não me recordo, nem havia relato escrito (E para quê, queria eu uma agenda????).
Atentem no preço do bilhete de cinema na altura!...



O ser Humano, é um animal curioso, como comentei um destes dias num blog que estimo...
Andamos para a frente, a olhar para trás....

42 Reacções:

Pythea disse...

Sabes que tens razão? Eu que nunca fui muito de olhar para tràs...fui sempre "para a frente" e agora que cheguei a uma certa maturidade (intelectual...heuh...espero???) também me dà para olhar para o passado e recordar-me com ternura de certas coisas.

Quanto às novelas...a do Roque Santeiro que divertida era (mesmo se pensas que foi um descalabro!)...como dizia o Sinhozinho Malta: "tenho razão ou não tenho razão?"
:D :D

TheTalesMaker disse...

Andas muito nostálgico, mas gostei do que vi por aqui, muitas das coisas também me levam a reportar à minha infância.
E angela lopes, o que o sinhozinho malta dizia era "Tou certo ou tou errado", isto com o abanar da sua pulseira.

Pythea disse...

É isso...tinha-me esquecido completamente... o truque da pulseira fazia-me sempre rir...na altura na escola andavam todos com a mania de abanar a pulseira e de repetir "tou certo ou tou errado"...bons tempos!

M disse...

Também tive a minha parte da "Minha Agenda"! E era muito piquinina, mas lembro-me do Roque Santeiro, assim como da Tieta do Agreste! Lembras-te da Árvore do Jorge Tadeu? Quem não se lembra? lol
E os bilhetes de cinema eram mesmo baratos! Eu lembro-me de pagar 350$00!
Devias ter vergonha Hydrargirum... Se te conhecesse levavas mesmo com a "Minha Agenda" pelo Natal!

Hydrargirum disse...

Angela Lopes: Eu expressei-me mal mas já corrigi no post...foi o facto de acabar a telenovela que eu não gostei...pq na altura aquilo era um sucesso!...
E a Porcina a gritar pela empregada... MINAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA? recordas-te?
:):):):):):)

Será que o "olhar para trás" é "sine qua non" de maturidade?...ou de insatisfação ao Presente?...Não sei a resposta...

TheTalesMaker: Eu sou assim, um revivalista, qq dia saio de casa com altas "boca de sino"....colarinhos até à cintura...e uma pochette cheira de "beads" em voga na juventude da minha mãe!lol

Hydrargirum disse...

Medusasss: Lembro sim...que quem la passava, as mulheres digo, ficavam cheias de "calores"...mas isso era na Pedra sobre Pedra, não era?...
Mas vergonha pq?...
Não percebi...e o pior é que fiquei ENVERGONHADÍSSIMO agora....

(Hydra foge pra trás da mata a chorar!)

Pythea disse...

Adorava a porcina!!! Era nesta novela que havia a mulher de branco???

Hydrargirum disse...

Hum...já não me lembro...nesta havia o Lobisomem...por isso a mulher de branco era na Tieta...não era?...

Alguém que nos ajude!???

M disse...

Ó Hydra! Não fiques assim, que me fazes sentir culpada!!! És um malandro em nos relembrar todas estas coisas giríssimas que estavam enterradas no nosso passado... Sabes que há dias fui ver o Vitinho no youtube e por pouco que não derramava umas lagrimazitas...

Hummm, o lobisomem e a mulher de branco eram da Tieta, assim como a Perpétua, que tinha uma caixa com um conteúdo muito... engraçado.

Já a árvore do Jorge Tadeu, mea culpa, é realmente da Pedra sobre Pedra...

Jasmim disse...

Sim, era na Tieta! Eu era uma Papa-Novelas, na altura, também adorava o Roque Santeiro, até tinha a colecção de cromos da novela e lembro-me perfeitamente da música: "Dizem que Roque Santeiro...". Bem, que espectáculo esse prémio de escrita "Uma Aventura". Devorava esses livros!

Hydrargirum disse...

Medusasss: Ah pronto, já percebi...assim já posso voltar da mata e parar de chorar!:)..mas não gostas de revivalizar?...Eu acho um piadão...a vida é uma eterna viagem ao passado...

O lobisomem, nao era o Professor Astromar?...
Que perguntava:
"posso penetrar?"
E a mãe da Mocinha...(A Lucinha Lins)...dizia:
"Penetra Professor, penetra!"

Mas isto é no Roque Santeiro...não é?

Pythea disse...

Tinha o disco da banda sonora do Roque Santeiro, a música era...mais que linda...e não sei o que fiz dele (também com esta coisa dos CDs e MP4 também não dava)...tentei ver no ITunes se podia encontrar algo...mas é que nem me recordo do nome dos artistas...que trizteza!
:(

A propósito Hydra...chama-me Pythea...Angela Lopes soa formal demais!

Hydrargirum disse...

Jasmim: lol...sabes que essa foi a 1ra música que eu aprendi a tocar no piano!lol Que patético!lol...

Na Tieta, o lobisomem...tu tb???...eu agora tou confuso, nas minhas memórias...

Na Tieta, como disse a Medusasss...lembro-me bem da Perpétua e das 3 irmãs Cajazeira, as beatas que andavam sempre com ela!lol

Hydrargirum disse...

Pythea: Como o explorador Grego?...que chique:) Estas rebaptizada então:)
Eu tb tinha...até o cão da minha irmão o ter roído todo...maldito caniche!....

Maria disse...

:) às vezes olhar p'ra frente é difícil... e por vezes é preciso olhar p'ra trás, sem dúvida..

tb tive a minha agenda, era a minha perdição, todos os anos! *

Pythea disse...

Como o explorador grego relamente não...como a pythonisa (até jà nem sei como se escreve em português!)...é que este nome foi-me dado por um amigo quando vivia na Grécia porque o templo de Delos era o meu preferido e porque era uma viciada em horoscopos e em tentar aprender a ler as cartas...
O nome de Pythea acabou por ficar...razão de ser o nome do meu blog!

TheTalesMaker disse...

O lobisomen erano roque santeiro, a mulher de branco na tieta e a arvore do jorge tadeu era na pedra sobre pedra.
na tieta adorava quando uma das beatas da perpetua come�ava a ter ataques de excita�o quando via homens e assim "Ciiiirina, aqui n�o".

Hydrargirum disse...

Mary: Podes crer, subscrevo!!!!:*

Pythea: A Pitonisa...ainda mais chique fica então!...horóscopos???...Então és tu que deve vir trabalhar cmg no consultório de Astrologia!lol

TheTalesMaker: Obrigado pelo esclarecimento!:)...
Eu sabia....meninas que me confundiram!!!!.....LOL..essa da Cirina, aqui não!!! Lembro-me perfeitamente disso!!!!
:)

Anónimo disse...

J+a vi que ninguém te faz conocrrência com os revivalismos ... de tudo o que referiste o menos importante foi a vitória da Celine Dion ...lembro-me dessas novelas, claro ... nunca tive essa agenda ... e afinal qual era o preço do bilhete de cinema? não consigo perceber ...

Tulaunia disse...

Meu caro amigo,convém sempre ter presente o passado, afinal, foi ele que nos transformou no que somos presentemente.
As agendas eram tão engraçadas :) E acreditas que encontrei um destes dias umas "Maria's" da mesma data dos teus recortes? Ehehehe
Bom resto de fim de semana :)*

V. disse...

Podes crer, andamos para a frente a olhar para trás...

Ainda me lembro d'"A minha agenda" (nunca tive nenhhuma) e da música do Roque Santeiro (e no ABC do Santeiro, o que diz o A , blá blá blá). Não sei o que foi fdeito da minha coleçºão de Uma Aventura mas cheira-me a que quando casei a minha irmã ficou com eles (deixa cá ver... ela tinha uns 7 ou 8 anos). Revistas é que não há nada para ninguém. A minha avó lia a TVGuia e eu nunca guardei nada. volta e meia guardava recortes da "Bravo" (que era em alemão e eu não percebi nada de nada daquilo mas gostava muito das fotos).

E o S. Jorge... pois é, o S. Jorge... e os bilhetes do tempo em que os bilhetes eram giros. Agora são todos feiosos...

Julieta disse...

Epá! Cum catano tanta nostalgia junta... e a minha agenda, o tanto que eu gostava dela... e eu que já ando atacada pelo Outono e ainda me lembrar disto tudo!

Beijinhos carinhosos

Sonia, Filipe, Guilherme e Santiago disse...

Simplesmente delicioso....

Rafeiro Perfumado disse...

Que saudade... notei especialmente a cena da novela, Roque Santeiro, a última telenovela que segui religiosamente. Sniff..

Anónimo disse...

eu gosto muito desta onda "revivalista"! ontem estive a mostrar alguns videos de desenhos animados de outros tempos e estive a mostra-los à minha mãe e estavamos a ver o dartacão e de repente lembrei-me que tive um boneco de plástico vermelho do dartação - devia sair em algum produto, mas não me lembro qual era.

Ruca! disse...

caraças tu és o cientista do 'back to the future' aqui dos blogs. grandes viagens no tempo sim sr.! nunca tive nenhuma dessas agendas mas a musica que insistia em voltar todos os natais ainda hoje me provoca suores frios. e o roque santeiro era mel. agora constato que o josé wilker deve ter sido um dos meus 1ºs heróis, e que as cenas do lobisomem devem ter sido o primeiro terror série-b a q assisti! brilhante...

Pearl disse...

E depois desta viagem ao passado, e do espirito natalicio recordei as fantasias de natal com a brilhante frase: " O coelhinho foi com o pai natal e o palhaço no combóio ao circo!"
Realmente, as memórias são uma coisa maravilhosa!!!
Também tive a minha agenda, claro, e uma aventura fez parte dos meus primeiros hábitos de leitura!!!
Ah saudades!!!(suspiro profundo!!!)
Quanto ás novelas, ainda no outro dia em conversa com o meu irmão lembravamo-nos dessas novelas... e nessa altura as novelas eram um acontecimento importante!!!

Continua com as lembranças que fazes as delicias de quem te lê!!!

:o)))***

Maria do Consultório disse...

Hydra:

Bruselaque, a bem dizer, não quer dizer nada e pode significar tudo.
Sou alentejana e sempre ouvi isto para designar uma coisa pegajosa, mal-cheirosa...mas eu chamo bruselaque a montes de coisas.
Adorei o revivalismo!
Tamb+em tenho barriguitas, a minha agenda, enfim...os 80's...
beijo

Paula disse...

Também tenho 2 agendas dessas!
E a colecção toda dos livros "Uma aventura"!
Bons tempos...
Beijinhos!

Leila* disse...

XIIIiii as coisas que tu guardas!! Eu também tive uma série de agendas dessas!! Mas não sei onde andam... a minha mãe já as deve ter "arquivado", diz que desde que saí de casa que tem feito com cada limpeza.. Está sempre a dizer que guardava o lixo todo (leia-se papeis, livros, bilhetes, e até outras coisas mais estranhas que me envergonho sequer de dizer!)

Baci*

Hydrargirum disse...

Brama: Aleluia que alguém menciona a parte da Celine Dion! Obrigado:) Era uma pena que ficasse unnoticed:) Os bilhetes sao de 350 e 400 Escudos...uma pechincha, não achas?

Tulaunia: Tens toda a razão minha querida, somos hoje reflexo de quem temos vindo a construir! Tb tens Marias, dessa altura...!Então revivaliza tb...faz uma "mostra" dos Diários da Maria, para nós vermos como (não) mudaram os problemas sexuais em PT!lol

Thunderlady: ihhhh que belas lembranças;) Eu tb tenho imensos recortes da Bravo, não pq a comprasse, mas pq amigos meus me davam tudo o que tivesse a ver com os Queen..:)

Umabel: Bem vinda:)Atacada pelo Outono, não me digas que apanhaste uma "friage"?...tu agasalha-te! As melhoras, e obrigado pela visita:)
Jinhos

Sonia,Filipe e Guilherme: Não é mais delicioso, do que aquele bolo apetecível dos anos do Gui...ai nham nham!:) Jinhos a todos:)

Rafeiro Perfumado: Foram anos dourados, não foram?...Havia outro encanto...os chumaços, os cabelos ripados...os kilos de maquilhagem, as músicas, a publicidade...!:)

o eu do território: Ah pois não!!! Tu és das minhas! XUAC! E a tua mãe divirtiu-se tanto como nós no outro dia?:) Havia uns gelados, dentro de figuras de plástico...seria disso?

Ruca!: A brincar, a brincar acertaste...eu sou mesmo cientista!..Mas doutra área:)É verdade o José Wilker...o doutor Mundinho, como a minha mãe lhe chamava!:)

Pearl: Ai sim!Lol...vi esse anúncio há pouco tempo...!Eram importantes não eram? PT parava para ver, e os finais eram antecipados e seguidos com afinco...!Hoje...Viva Floribellas com açucar! Tudo sem jeito nenhum! Os livros de Uma Aventura, tb foram daqueles que comecei a ler bem cedito...uma vez estive com a Ana Maria Magalhães e a Isabel Alçada e aquilo para mim, foi o acontecimento do século....eu pequeno e facilmente impressionável!!!:)

Para sempre, Maria: Ora muito obrigado pela explicação...já adicionei o neologismo ao meu vocabulário! Deve ser o mesmo que "Pinchavelho" para mim, pode ser tudo e nada ao mesmo tempo!Lol
Obrigado pelas palavras, jinhos:)

Paula: :):):) Eu creio que fiquei pelo volume vinte e qq coisa...depois acabei por perder o rasto à colecção...Bons tempos de facto! beijinhos:)

Leila*: É verdade as coisas que eu guardo! Sou um açambarcador...!E isto não é nada...tudo há-de ter um propósito, aprendi isto com a minha mãe...mas ele é mais exagerada que eu!lol Baci mile:)

Anónimo disse...

Tu és uma enciclopédia de boas recordações!!

Paula disse...

Já podes ir ver as fotos do folhado! Também estava com dificuldades em vê-las. Devia ser problema do Blogger.
Tenta fazê-lo que vale a pena!
Beijinhos!

Hydrargirum disse...

Suspeita: E sou enciclopédia com vários volumes!:)lol...tudo informação inútil, mas que me dá prazer;) obrigado :):):)

Paula: Obrigado pelo aviso. Vou já cuscar então...!:)jinhos

mik@ disse...

olaaa :)
Tu tens ca um baú...upa upa. olha master blogger eu nessa atura nao riscava nada. eu 88 eu tinha 3anos... so fazia asneiras e dar cabo da paciencia a toda gente... quanto muito fazia uns riscos nos cadernos que apanhasse a jeito :D

Hydrargirum disse...

Mik@: olarecas!!!! Já tardavas aqui na praça da alegria dos blogs:)....pois realmente com 3 anitos...os anos 80 passaram-te um pouco ao lado...:)
Mas pronto, levas aqui um "crash course"...;)

mik@ disse...

ah pois... mas tem umas belas musicas e uns belos grupos esses anos :D

+ disse...

são 400 escudos? tenho por aqui uns do fonte nova a 350escudos (como adoro dizer "no meu tempo cheguei a ir ao cinema por 350 escudos).

a musica da minha agenda ainda hoje é cantarola automatica e precisamente nesta altura do ano na minha cabecinha.

+ disse...

ah e novelas foram roque santeiro e sassassaricando.
"sassassaricando...todo o mundo tem o fio por um arame...sassassaricando o portinho, a viuva e a madame ...sentados no ovo do colombo foi um assombro...sassassaricando..." acho que era qqcoisa assim!
E a vergonha da vida da minha mãe e da minha tia foi verem as filhas de vestidinhos a imitarem um episodio numa loja de roupa da baixa de lx .... a queda de uma escadas a rebolarem por ali a baixo...imagina, loja com altas escadas e passadeira vermelha...melhor cenário não existia. =D

Hydrargirum disse...

Mik@: Podes crer....The 80´s RULES:)

Miss Gija: sim...400 e 350 escudos!...e é verdade...no nosso tempo....lol...
As músicas das novelas back then, era muito engraçadas!!! Bem...que cena marada, essa da queda...quem foi, foste tu que caíste?...

Graduated Fool disse...

Não aguento a Celine. NOT!

Mas trouxeste-me boas recordações. O que eu queria uma "A minha agenda" (ai aquela música do anúncio) mas a minha mãe achava caro e pronto, nada aqui para o menino. Fiquei super traumatizado.
Nos dias de hoje seria um aluno a necessitar de apoio educativo, certamente.

Hydrargirum disse...

Graduated Fool: Ainda bem pelas boas recordações:)...Mas não fiques triste e "destraumatiza"...Aquilo era "overrated"...agora que olho para trás tinha pouco jeito!:)