domingo, novembro 04, 2007

Les Mystérieuses Cités d'or

Ontem numa paródia contínua e prolixa pela noite dentro...eu e amigos meus, entrámos na "estrada dos 80´s"... e já dela não saímos!

Pespegámo-nos frente ao youtube a recordar os desenhos animados dessa década e da nossa infância...e o vencedor para mim foi e continuará sempre a ser Les Mystérieuses Cités d'or.
Deu-me o gosto e iniciou-me largamente em civilizações Pré-Colombianas...e aprendi o meu primeiro Francês... Que na realidade nunca me deu jeito em lado nenhum....

Nunca tive oportunidade de usar:
- Attention, les Incas...sont lá!
ou....
- Je m´appelle Zia et mon pére, c´est Maya!



Comprei este "kit" há muitos anos atrás, a série em DVD, mais a banda sonora...

E para recordar, o genérico...:)


24 Reacções:

Anónimo disse...

ahhh! saudadinhas! mas a disputarem o meu primeiro lugar encontram-se em igualdade de circunstâncias os genéricos de "era uma vez no espaço" e " as misteriosas cidades do ouro". isto numa época dourada onde os títulos eram a tradução exacta do original!
ainda estou com pele de galinha!

M disse...

Adorei rever Les Mystérieuses Cités d'Or! Este já não ouvia há anos!

TheTalesMaker disse...

Também são da minha altura, mas julgo que os primeiros desenhos animados que me recordo que devo ter visto aí com uns 2 anos deve ser o "Era uma vez a vida".

Hydrargirum disse...

O eu do territorio: Foi uma noite muy bem passada:) Sim, "Era uma vez o espaco"...Ai a nossa infancia:) Magnifico!:)

Medusasss: Ainda bem que gostaste:)

TheTalesMaker: Sim, esses tb estao no nosso Top 5:) Instructivos e mto bem feitos:)

Anónimo disse...

nhá! ha! ah! é verdade sim senhor, foi uma noite esplêndida!

Graduated Fool disse...

Ahhhhh que saudadinhas! Adorava isto.
E nessa altura ainda tolerava relativamente bem a sonoridade da língua francesa que, como tu dizes, não serve mesmo para nada.

Joao disse...

Nunca cheguei a ver (vicissitudes geo-culturais), mas com toda a publicidade que já te ouvi fazer, até já conheço a música e até já me apetece ver. Quando é que fazemos uma sessão ?

Anónimo disse...

Opá!!!! Que saudades! Eu adorava ver isto...e lembro-me tão bem da música! Obrigada por mais este momento de belíssimas recordações!

Anónimo disse...

Que engraçado ... já tenho feito exactamente isto, recordar a animação e já pensei escrever um post ou ir colocando algumas destas coisas de vez em quando ... por acaso este não me lembrava mesmo, mas assim que ouvi a música foi automático. Lembras-te do Bell e sebastião? do conan o rapaz do futuro(este ainda hei-de por no meu blog alguma coisa)? do willy fog? das fábulas da floresta verde?

Hydrargirum disse...

O eu do territorio: Muttley do something!!!!!!:):):):) (Este era o cao das Wacky Races)...que venham mais noites assim:)

Graduated fool: Eramos bem mais novitos na altura...mas pronto, "the 30's are the new 20's":)

Joao: Assim, que retornares, fica prometido!Merece ser visto! Temos de colmatar essa vicissitude:)

Suspeita: Obrigado eu:) Rejubilemos juntos. Que belas memorias! Da segunda vez que passou na TV, foi no Agora Escolha, com a Vera Roquette...Isto e Historia Antiga!:)

Brama: Devias fazer isso mesmo. E divertidissimo, repescar coisas que nos "formaram" e/ou foram referencias na nossa infancia/adolescencia!Has vezes estao apagadas na escuridao da nossa memoria e so precisamos de uma luzinha (especial!;)) para as reavivar!
E sim, lembro-me bem do Bell e sebastiao...do Conan, do Willy Fog...e das Fabulas da Floresta Verde...com o Gaio Avelar a berrar "Noticias...noticias"....
Naquela noite passamos por estes titulos tb:)

mik@ disse...

ok... vou admitir que...(supense... rufar de tambores...)
não faço ideia que desenhos animados sao esses. eu sou do tempo do vitinho,da rua sesamo, do um-do-li-ta da rtp2 :)

Hydrargirum disse...

Mik@: A serio? Para te castigar, vais ler as paginas amarelas da Nova Zelandia!lol

mik@ disse...

eu devo ser mais novita. via tantos desenhos animados que nao lembro de metade dos nomes...
tu tas-me sempre a castigar. mas porque? porqueee? porqueee? diz me...ehehehe

Tulaunia disse...

Pronto, sou posterior a isto ou então a minha tv era totó e não passava estes :P

Hydrargirum disse...

Mik@: És mais novita sim...pelo menos 10 anos, mais novita...;) Castigo-te pq tou a brincar ctg:)

Tulaunia: Olha que deve ser a segunda opção, a da tv...nós somos da mesma faixa etária!:)

Pearl disse...

Ahh saudades!! Quase tantas quanto das borgas da faculdade!!
Gostava destes desenhos! Muito mesmo!
Muitas saudades mesmo!
Podiam fazer uma reposição!!!
:o)))***

penim disse...

nem imaginas a quantidade de vezes que eu canto... 'aaaaaahaaaaaaaaahaaaaaaa esteban, zia, tao, les cités d'or!'

ao ver esses livros, lembrei-me do 'petzi'... remember?

um abraço!

Hydrargirum disse...

Pearl: Pois podiam:) É que eu via outra vez!:) Tal é o gosto que tenho nestes bonecos:))))):*

>> nim: O Petzi?...Mas claro que me lembro...eu cheguei a ter livros do Petzi, mas não sei onde os meti...devem estar na garagem escondidos com o pó!:)

Graduated Fool disse...

Quando é o casório entre o menino e o Brama?
Fique já sabendo que terá de ter a minha aprovação porque o meu mano não casa com qualquer um, ouviu?
E claro que serei o padrinho dele, isso é a certeza das certezas.

Hydrargirum disse...

Graduated fool: isso quer dizer o quê...é à Espanhola, tens de me experimentar para avaliar? Nan nan...!!!Eu não sou carrito de test drive!:)

paulo disse...

Sempre cá cheguei! às Mystérieuses Cités D'Or...
Cheguei tarde, pronto, mas cheguei! É o que dá vir tarde, mas um dia ainda hei-de perder mais algumas horas a ler o que para aqui puseste. Quando olho para o teu arquivo, prevejo uma tarefa árdua. Eu gosto do francês, mas também percebo que não serve para nada além de falar na língua nativa quando se está em França.

Hydrargirum disse...

Paulo: :)....Magnifico não é?..estes bonecos!:)...e nunca se vem tarde...como dizia o Gandalf..." A wizzard is never late!:)

paulo disse...

que memória de elefante!

Hydrargirum disse...

Paulo: Ai...ficavas espantado...com as coisas que eu retenho!!!lol..
Até eu me espanto por vezes...como é que sei isto ou aquilo....!Bem...já sabes, um diz que vás ao Quem quer ser milionário....Liga-me para ajuda telefónica!...Se eu não souber, sei quem saiba!lol