terça-feira, novembro 06, 2007

Time Machine

E porque ainda estou revivalista, resolvi meter-me na máquina do tempo que é a garagem, e partir à aventura.

Equipei-me devidamente; Calções apertados e com presilhas bastantes para suster as armas a ladear a cintura e o ammo-clip, e um top tímido justo ao tronco que por detrás deixa sobressair a minha eterna e perigosa trança. Ups, isto é a Lara Croft e não eu, preciso do lítio!

Agora restabelecido, deixa-me cá continuar. Vesti-me a rigor, com máscara de oxigénio e luvas de látex (!!!). Tudo para evitar os fumos nefastos e os quintais de pó acumulados pelas décadas fora nas caixas, caixotes e baús empilhados na garagem. Cada caixa é uma viagem aos anos 80, senão mais tarde! Mas debalde na intenção do trajar; Ainda que protegido, rendi-me ébano às evidências.

Fui com um fito específico, contudo o que queria, não encontrei, mas encontrei outras "porcariazitas", minhas e da minha irmã que ficaram para trás.


Uma das pilhas de jogos do Spectrum. Muitas tardes passei eu a teclar, Load "" para o jogo carregar...o que durava de 5 minutos à eternidade com aquelas riscas a oscilar no ecran e com aquele ruído terrível....





A minha caderneta dos Masters do Universo, completa! O meu pai arranjou-me os cromos que faltavam no mercado negro (lol em frente à estação do Rossio, entenda-se)...pq toda a família estava farta do alvoroço à volta disto!



He-Man e outros à porta do Castelo de Grayskull! A planear obras porque o vão trespassar!...O dinheiro que aqui ficou empatado!


Depois, descobri livros diversos...que já nem sabia que tinha!


Pipas de bonecos das mais variadas proveniências.... Repare-se no Yakari (lembram-se?), "Aquele" do Era Uma Vez o Espaço (E a Vida!), a Mafalda (percursora da Odete Santos), a Miss Piggy (Que um amigo meu se referiu a..."Não havia uma porcazinha nos Marretas?"), a Sra Pimentinha, agarrada à colher...e a...errr...errr...aquela do "Willy Fog - volta ao mundo em 80 dias"...não me lembro do nome dela...foi aquela que ele salvou de uma pira funerária lá para as Indias.


Um Barriguita e um Pequeno Pónei! E antes que venham as piadinhas derisórias, ficam já a saber que eram da minha irmã! Outrora branquinhos...estão hoje a caminho da edição Mauritânia!



E o meu tesouro mais precioso, que duvido que alguém se lembre....este é da infância da minha mãe e passou para mim...o Jogo da Glória.....o que eu gostava disto!!!Que relíquia!



E apenas a título de curiosidade, e porque acho que até é um pouco triste...o 1ro livro que li enquanto infante...Como é que uma criança lê estas coisas? Isto explica taaaaaaaaaaaanta coisa!!!!


33 Reacções:

Tulaunia disse...

Oh Hydra, tu andas inspiradissimo!!! E muitas das tralhas que tens são comuns às que tenho no sotão. O primeiro livro foi... Prosas Bárbaras do Eça de Queiroz... Acho que sou mais esquisita que tu...

Hydrargirum disse...

É do pó Tulaunia!lol

Bem, o teu livro parece-me bem mais denso que o meu! Boa!!!

Leila* disse...

Bemmm mas que arsenal que tens aí para casa!!! Devia estar mesmo tudo carregado de pó, ou apenas de recordações :D

Tive tantas barriguitassssss!! Ai eram tão inocentes tadinhas, depois veio logo a barbie e o ken atrás, para dar piada e interesse à coisa!! Não consigo explicar como é que fazia das barriguitas filhotas da barbie e do ken se eram daquele tamanho, mas tá bem... crianças!

beijinhos*

Anónimo disse...

A amada do Willy Fog era a fantástica super chique Romy, ela vivia na pobreza, e foi apanhada, sabe-se lá porquê, lá por uns indígenas quaisquer e sujeita à morte na pira fúnebre, mas obviamente como era de esperar,foi resgatada pelo Willy Fog. Onde é que já se viu semelhante belezura morrer queimadita na pira funerária! Não pode, claro que não.E depois seguiram todos frescos e airosos, montados num elefante indiano. Lembro-me perfeitamente desse episódio, estava na casa da minha avó e este era um episódio absolutamente imperdível. A minha avó à viva força não queria ligar a televisão que há anos estava desligada e escondida porque seria uma afronta ligá-la após a morte do meu avô ( segundo a minha avó, o sofrimento impunha um respeito e um silêncio eterno).Evidentemente que fiz um escândalo tremendo naquela casa e ia virando a casa do avesso, onde é que já se viu tamanha insanidade, como é que eu iria perder aquele episódio e tal foi o ruído que ... acabei por ver, claro que vi ... mas quase não ouvi ... grrrrr. No mesmo instante a minha avó rezou três pais nossos e vinte ave marias para perdoar as alminhas.
E assim foi ... também adorava os marretas e tinha a mesma pancada por cadernetas ... ainda tenho uma que não se perdeu ... mas o meu vício eram as cadernetas dos animais que sempre me angustiavam até ao fim por nunca ou quase nunca as conseguir completar ...
também tinha uma do "bell e sebastião" e outra do "Era uma vez no espaço".

PS: Existe uma prática muito antiga na Índia, já proibida ... penso e espero, em que as mulheres viúvas morriam juntamente queimadas com o corpo do falecido marido, na pira funerária, porque a partir da morte do marido, deixavam de ter qualquer valor humano. Esta prática chama-se Sati.

PS: Se pareces a Lara Croft, acho muito bem, a Angelina Jolie consta da minha lista de elevadas preferências ;-)

Anónimo disse...

É verdade ... adorei a comparação entre a Mafalda e a Odete Santos ...

Anónimo disse...

Os estrunfes... que saudades!!

Eu também tive (e ainda tenho) o meu jogo da glória!!

Quanto a cadernetas, e como era (e ainda sou) menina, era a dos «Dias Felizes»! Completa até ao último cromo mandado vir de propósito da editora!

Hydrargirum disse...

Leila*: Era pó e recordações..Era pócordações!:)
Opah isso não e nada...muitos Natais, o menino Jesus era um boneco da playmobil...lol

Brama: Obrigado pelo reavivar da memória...eu lembro-me dessa cena toda e da Paquidermó-escapada, nao me lembrava nada era do nome dela..
Pois eu percebo o teu D(b)rama com a Tv a tua avó e o WFog...eu teria feito o mesmo!:)...ou bem pior!!!

Eu tive outras cadernetas, ms esta foi a única que sobreviveu...eu tb acho que tenha tido uma do Bell e Sebastião...pelo menos it rings a bell(no pun intended)!

PS1-obrigado pela info.Pensei que pudesse ser verdade, e tu confirmaste-me:)
PS2- I´m a man...!Hardly I have such big breasts!

PS3-Obrigado pelos elogios:)

Suspeita: Recordas-te do jogo da gloria?...ai abencoada!!!!:))))) E eu a pensar que era caso unico!!!

penim disse...

tenho um castelo igual a esse pá! tem tanto pó em cima que parece que está coberto de neve, mas o elevador e a armadilha lá dentro ainda funcionam!

quanto aos livros, reconheço aí alguns. tenho de fazer o mesmo lá por casa...

abraço!

M disse...

lol
eu herdei uma garagem de 3 andares, a colecção inteira dos livros da anita, as viagens de nils holgersson do meu pai (alguém se lembra do desenho animado?)...
A minha infancia foi uma banalidade, trepava às árvores, esfolava os joelhos e fazia crosses pelos pinhais de bicicleta.

TheTalesMaker disse...

Tchiii, tanta coisa gira e que eu também tive ou ainda tenho no sotão da casa da minha avó. O castelo não tive. Mas tive algumas das personagens. Também tenho imensos bonequinhos desses pequeninos e quando tive em Bruxelas até trouxe lá um, o Calimero (isto porque já tinha o boneco da abelha Maia já desde tenra idade, só não sabia que se podia imaginar um desenho animado com eles juntos). Quanto ao jogo da glória, eu nao tinha, mas uns primos meus sim, o que fazia com que jogassemos imenso a isso.
Ah, confesso, tive um Ken, lol.
:P
Lá se vai a minha reputação (mas eu ainda tenho disso?).

Hydrargirum disse...

>> nim: Ai tb tinhas castelo!:) muy bien. Pois este tb estava preto de pó! Tens de fazer o mesmo e partilhar os teus tesouros do passado;) Abraço

Medusasss: Nils Holgersson...Mas claro que me lembro!!!! Com o migalha no lombo do Aka a sobrevoar a Patagónia!!!!:)

TheTalesMaker: Realmente, essa da Maia e do Calimero, abazurde-me! Mais uma pessoa que conhece a Glória:)....um Ken?....hum....posso não comentar?lol

+ disse...

+ estás a revolucionar os sotão, garagens e arrecadações do pais :P
+ pergunto só pq que colocaste o ponei a peidar-se para cima do barriguita...deve ser pq são os bonecos da tua mana ...só pode!
+ verifiquei que deitei muita coisa fora...é uma pena com tanto dinheiro gasto.
+ e agora nunca percebi porque que a nossa geração (ou as nossas gerações) têm tantos daquele bonequinhos de plástico? aquilo nao vinha nos bolos de aniversário? ou saiam nos extras dos cromos?
+ já está..."respostas respondidas" ;P

Hydrargirum disse...

Miss Gija: Eu tenho tralha a potes na garagem....3 decadas estao la arrumadas;) Essa observaçao do ponei e do barriguita foi atrevidota...o meu ponei nao flatula para Barriguitas alheias!lol
Estes bonecos eram comprados, nao me recordo de sairem nos bolos, mas se calhar havia outros que...
Vou ja cuscar!:):)

Anónimo disse...

Olá!
Ora, ora andamos nostálgicos... nunca pensei.
Também tenho uma Miss Piggy e um Estrunfe de raquete como os teus!! Ainda há bem poucas semanas estive com o saco que os contém nas mãos quando procurava a minha Abelha Maia de borracha, pois não tinha a certeza se ela ainda era "viva"! Afinal ainda se encontra bem de Saúde.
Adorava o He-Man, quando sacava da espada das costas a dizer "I have the Power!!!" Continuo a preferir o Sport Billy e o D'Artacão (agora recordado pelo Rouxinol Faduncho), mas quando era "piquena" papava-os a todos sentadinha em frente à TV!!!!
E sim, o jogo da Glória é um clássico: quantas tardes passadas à volta dele, mesmo sozinha... E também havia o jogo do Sabichão. Descobri recentemente num planfeto do Jumbo que ainda é produzido.
Beijinho
Camila
P.S. - Ainda aguardo a resposta ao mail que te enviei...

mik@ disse...

umh deixa ca ver....
os meus primeiros livros foram aqueles pequenininhos da colecção formiguinha, da anita,uma aventura... as bandas desenhadas da disney, eu devorava aquilo :)
desenhos animados, isto era o meu eu sossegadinho...
quando nao estava entretida cm isto andava cos meus primos a jogar a bola, subir as arvores e a dar cabo da paciencia de alguem...
sempre fui um bocado peste :) ehehee

Hydrargirum disse...

Mika: Tem graça, acho que descreveste o tarzan!lol Lembro-me bem das formiguinha collection...e das BDs da Disney, tive pilhas desses livros...!:)...
E eu tb fui uma peste, mas como tu nunca hás-de saber, pq eu nunca hei-de contar!lol

mik@ disse...

lool jane ainda podia ser... mas eu, tazan ,nao... ele e gajo e ta td dito. agora se dixexes ke me armava em tarzan, ah pois armava... e tb tinha acidentes dignos as vezes,ui...
eu sou pestinha :) na se nota logo pla foto de perfil... rsss

mik@ disse...

e depois a mnh teoria das vacas... ohh tou mm orgulhosa hoje :) fix qualquer coisa digna hoje... ate insuflei um bocadinho o ego cm aquilo :) parece que tava engracado e o pessoal riu-se...
(mas se me xamam de palhaça... ha aki pancada de meia noite)

Hydrargirum disse...

Ninguém disse nada disso!:) As pessoas gostam de ler posts assim, como o teu, lighthearted...:) Joviais!:)

mik@ disse...

as vexes da-me po disparate e é forte e feio.
e ando por aqui a estas horas pq bebi cafe e nao tnh sono...
eu sou uma vitima do sistema...

Hydrargirum disse...

Eu já percebi que tás eléctrica!lol...Regra N1...no coffee after dinner...

Vá, repente comigo....Regra N1 ....No coffee after dinner...

Agora escreve isto cem vezes, na parede (Tipo, The life of Brian!)

mik@ disse...

pois tens razao... mas apetecia-me tanto...

Hydrargirum disse...

Mas quando for assim, bates nas mãozinhas!

LOL

mik@ disse...

pronto... tu gostas tanto de me dar na cabecinha :) ainda vais passar a ser o meu ?bloger mentor'
axo que acabei de inventar uma profissao nova (direitos de autor sao meus. qq tentantiva de plagio sera diabolicamente malvada e dolorosa, excepto pa sado-masoquistas plas razoes obvias)

Hydrargirum disse...

for the right money, I can be anything!....!!!
lol

mik@ disse...

pronto...ja me pedes dinheiro,ja nao ha negocio. esta felina anda mais lisa ke uma folha de papel

Pearl disse...

LOLOL
Andas inspirado e a inspirar saudades!!!
o Yakary!! que saudades... tinha seis anos e era louca por estes desenhos animados! davam por volta das 18h! Até disto me lembro! e de andar a jogar ás escondidas com os meus irmãos em casa e interromper tudo para ver o yakary!!! Quero voltar a ser criança!!!
Quanto ao primeiro livro, não me recordo! Mas acho que foi "o meu pé de laranja lima!" que ganhei num concurso de poesia na segunda classe, ou algo parecido!
Engraçado... às vezes também adoro encher-me de pó só para recordar pequenos detalhes de outras eras!! LOL
Excelente!!!
:o)))***

Jasmim disse...

Hydra,

Que recordações tão boas... Eu não tenho assim tantas coisas guardadas, só mesmo na memória! Andas muito saudosista, andas, andas e depois o pessoal também fica! Mas é tão bom recordar...

Hydrargirum disse...

Pearl: Estou a fazer o meu melhor:) Sim o Yakari:) que bom que te recordas, pensei que estava sozinho nesta!:) ganhaste um livro na 2nda classe...sim sr, tou muito bem impressionado:):):) E o que é a vida senão um reavaliar de recordações, enquanto captamos mais?;)

Jasmim: É não é...voltar ao tempo em que éramos felizes e não sabíamos...como dizia o Pessoa:)

Maria Strüder disse...

Ohhhh... as memórias da minha infância!
Tão bom recordar, o saudosismo =)

Hydrargirum disse...

Maria Strüder: É tão bom não é?...eu gosto tanto de incursões ao passado...das boas claro;)...o pior, pior...é a idade...:)

Anónimo disse...

Ó Cristo... Isto parece a minha própria garagem (se eu algum dia tiver uma, claro...). E a máquina do tempo é a mesma...

Hydrargirum disse...

Ladybug: lol:)...obrigado pela visita:) Eu tenho tanta tralha do passado....mais a que trago cmg na alma:)